É necessário afirmar que este texto não ousará fazer qualquer comparação da qualidade de um ou outro. Mas, acredite: o início de Jean Mota com Jorge Sampaoli no Santos se assemelha ao desempenho de Messi (sim, é isso!) com o mesmo técnico na seleção da Argentina.
Depois dos dois gols na vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Guarani, nesta segunda-feira, no Pacaembu, Jean Mota superou a média do craque do Barcelona sob direção de Sampaoli:
- Messi: 11 jogos (com amistosos) e 7 gols pela Argentina (0,63 por jogo);
- Jean Mota: 10 jogos (com amistosos) e 7 gols pelo Santos (0,7 por jogo).
Os sete gols de Lionel Messi pela Argentina com Jorge Sampaoli foram concentrados em apenas três jogos: marcou três nos 3 a 1 sobre o Equador, em 2017, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, mais três em amistoso contra o Haiti, vitória por 4 a 0 antes da Copa de 2018, e um na vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria, já na Copa.
A última partida de Sampaoli e Messi juntos pela Argentina foi a derrota por 4 a 3 para a França, pelas oitavas de final da Copa: o craque não marcou naquele dia.
Jean Mota, por sua vez, comemorou em seis partidas diferentes: Ferroviária, São Bento, Bragantino, Ituano, Mirassol e Guarani (duas vezes). Só não fez gol no clássico contra o São Paulo, mas deu assistência para Luiz Felipe na vitória santista por 2 a 0.
Jogando mais adiantado e perto do gol do que em temporadas anteriores, quando chegou a atuar improvisado na lateral esquerda (com Jair Ventura e Cuca), Jean Mota já fez mais gols este ano do que em todos os outros somados pelo Santos. Contratado em 2016, ele tinha anotado cinco gols em 112 jogos até o fim de 2018. Com Sampaoli, já são sete em 10 partidas.
Além disso, Jean Mota tem, sozinho, número maior ou igual de gols em relação a nove dos 15 times concorrentes do Santos no Campeonato Paulista. Seus sete gols igualam o desempenho de Palmeiras e São Caetano inteiros e superam Corinthians (seis gols), Botafogo (seis), Ponte Preta (cinco), Novorizontino (cinco), Ferroviária (cinco), Mirassol (quatro) e São Bento (dois).
Nenhum comentário:
Postar um comentário